quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Surabaya Johnny

Eu tinha completado dezesseis quando você chegou na cidade. Um viajante, um sedutor, um animal. Sem muito esforço, me convenceu de ir para Burma com você. Perguntei o que fazia da vida e vagamente me respondeu que tinha algum trabalho na ferroviária e que não tinha nada a ver com o mar.

Você falou demais, Johnny, um bando de mentiras. Me traiu pelas costas, Johnny, esse tempo todo. Eu te odeio TANTO, Johnny, e você fica aí rindo. Tira a merda desse cachimbo da sua boca, seu porco!

Na costa asiática todos falavam em seu nome. Diziam que era conhecido por sumir no mar e eu não acreditei. Passamos três meses alegres, um casal de apaixonados. Você dizia para eles que éramos parceiros no crime e para mim que eu era a garota da sua vida. Mas era tudo uma farsa.

Tira a merda desse cachimbo da sua boca, seu rato!

Ninguém é mais maldoso que você, seu animal. Você não queria amor, só dinheiro. Foi embora e me deixou desolada! Você é um desalmado, Johnny. Seu sem coração.

Mas ainda assim...eu te amo demais.



Texto inspirado na música "Surabaya Johnny" de Kurt Weill e Bertolt Brecht

5 comentários:

  1. Demais a Hanna, adoro! Dá pra passar uma noite toda ouvindo-a, ainda mais com umas boas doses de whisky.

    ResponderExcluir
  2. De fato! Hanna Schygulla é uma delícia de ouvir e de assistir nos filmes do Fassbinder. E bom, tudo com whiskey vai bem...

    ResponderExcluir
  3. Pois é, além de grande intérprete, ela tem uma doçura que é só dela, você não acha? E ainda mais dirigida pelo Fassbinder, puxa... é algo semelhante à Liv Ullmann dirigida pelo Bergman ou Gena Rowlands pelo Cassavetes... uma relação que vai muito além do profissional.
    "Tudo com whiskey vai bem", adorei a frase, meio clichê, mas bem verdadeira! :P

    ResponderExcluir
  4. Concordo! Tem diretores que sabem apreciar suas "musas". Hanna ninca esteve tão linda quanto nos filmes do Fassbinder, assim como Monica Vitti nos filmes de Antonioni, Anna Karina nos de Godard, etc. Acho que esses diretores têm um olho para essas mulheres e sabem exatamente como elas devem ser nos filmes deles.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito! Gostaria de conhecer melhor esses diretores/atrizes que você mencionou, pois só vi até agora um ou outro filme.
    Você sabe que a Hanna dirigiu alguns curtas, né? Estavam na programação da última Mostra Internacional, mas infelizmente não pude conferir. http://br.mostra.org/director/339

    ResponderExcluir